..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

domingo, 8 de agosto de 2010

ONGs lançam programa de estímulo à criação de reservas corporativas no Brasil

O Instituto Ecofuturo, criado no Brasil em 1999, está lançando, em parceria com a organização não governamental internacional The Nature Conservancy (TNC), o Programa de Incentivo à Criação de Reservas Corporativas.

A iniciativa visa a estimular as empresas brasileiras a criarem áreas protegidas em terras privadas, dentro do conceito das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN), reconhecidas pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Snuc). Com isso, as empresas assumem o compromisso de conservar a natureza, garantindo sua proteção.

A coordenadora de Terras Privadas da TNC, Giovana Baggio de Bruns, informou à Agência Brasil que “além da isenção do Imposto Territorial Rural (ITR) da área, a empresa está trazendo a conservação daquele remanescente de área natural, seja na Mata Atlântica, no Cerrado, na Caatinga, em todos os biomas”.
Cada RPPN tem um plano de manejo que pode envolver a comunidade do entorno. "Vai depender de cada proprietário da terra, explicou Giovana. É importante que no plano de gestão dessa área, o proprietário faça algo que insira a comunidade, porque o primeiro objetivo da RPPN é a conservação. O fim comunitário depende de cada caso".

A experiência de mais de dez anos do Instituto Ecofuturo na gestão do Parque das Neblinas (SP) e de projetos socioambientais servirá de apoio às empresas privadas que quiserem participar do programa, mostrando como administrar uma área de RPPN. “Que não seja apenas uma área de preservação. Ela pode até ser autosustentável no futuro, recebendo visitantes, por exemplo", disse Giovana.
O analista de projetos ambientais do Ecofuturo, Diego Gonzáles, destacou que o programa de incentivo é gratuito e de adesão voluntária. As companhias participantes ganham destaque no portal do instituto. Além disso, funcionários designados pelas empresas participarão do Programa de Vivência do Ecofuturo, visitando a reserva do Parque das Neblinas para acompanhar a operação na área. Técnicos do instituto podem visitar também as empresas para indicar o potencial da reserva para visitação, pesquisa ou manejo.

“O objetivo é que as empresas passem a ter o gerenciamento dessas áreas como um compromisso ambiental. A gente quer que as empresas abram os olhos para que tenham áreas corporativas privadas como estratégia de conservação. Foi para isso que a gente criou esse programa”, relatou Gonzáles.

Segundo a coordenadora de Terras Privadas da TNC, a iniciativa é positiva para o meio ambiente e também porque incentiva a responsabilidade socioambiental das empresas. “Muitas vezes, as empresas investem muito em marketing verde, em certificação, para ter uma visão mais ambiental para a comunidade, só que, efetivamente, não investem na preservação do que restou dos ecossistemas brasileiros”.

Giovana afirmou que ao investir em uma RPPN, as companhias passar a conservar de fato um pedaço de floresta, beneficiando a região e a comunidade que vive naquela área. As empresas interessadas podem obter mais informações sobre como aderir ao programa pelo e-mail reservas@ecofuturo.org.br.

Esse é o primeiro programa da parceria entre o Instituto Ecofuturo e a TNC para estímulo à criação de reservas naturais pelas grandes corporações. Em um segundo momento, a intenção é lançar novo programa, abrangendo também os pequenos e médios empresários, “buscando, talvez, algum tipo de apoio financeiro, que é interessante para esse público”, disse Gonzáles.

Por: Agância Brasil

Fonte: Tribuna do Norte | Diário do Paraná - Online

Nenhum comentário: