..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Praia do Itaguaré - Bertioga/SP planos para construção de recifes artificiais

..:: Por: Nathalia Nhan

A partir do próximo ano, a Praia de Itaguaré, em Bertioga, terá um recurso para ajudar o ecossistema da região se recuperar. A prefeitura pretende, até junho de 2010, repetir os feitos de 1997 e 2000, quando construíram recifes artificiais pelas praias. Essas estruturas, feitas de aço e concreto, também ajudam a diminuir a pesca predatória.

Segundo o diretor de Operações Ambientais do Município, esses recifes serão colonizados e logo substituirão o ecossistema marinho que acarretará no aumento do pescado da cidade e também servirá de incentivo à pesca esportiva, pois uma grande quantidade de peixes se abriga nessas estruturas para fugir de seus predadores.

Essa construção foi projetada para facilitar o abrigo dessas espécies e para evitar também a parelha, tipo de pesca em que dois barcos carregam uma rede e vão arrastando o que estiver no caminho.

Exatamente por apresentarem uma diversidade biológica muito grande, os recifes têm uma vida muito curta e são facilmente degradados e, por esse motivo, reconstruir toda a sua estrutura, mesmo que artificialmente, é tão importante para conservar a fauna e a flora da região.

Fonte..:: Revista Pesca e Companhia

Nenhum comentário: