..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

sábado, 26 de setembro de 2009

ABBTUR São Paulo: Dia do Bacharel em Turismo

A ABBTUR São Paulo comunica que está no ar o Podcast Comemorativo ao Dia Nacional do Bacharel em Turismo. A iniciativa trata-se, em verdade, do lançamento deste projeto que reunirá regularmente Docentes e Executivos dos diversos segmentos que compõem o setor turístico abordando o tema "mercado de trabalho".

A primeira edição deste evento virtual contou com o brilhantismo do Dr. Alexandre Panosso Netto. As considerações do Professor são tão fantásticas quanto provocadoras. Certamente você, jovem estudante e colega bacharel, se surpreenderá com a visão de nosso convidado! Vale a pena conferir e arquivar este rico material!

Particularmente, gostaria de agradecer ao Professor Panosso, primeiro, pela aula e sempre consideração com que nos trata e, depois, pela sempre disposição junto a entidade e nossos membros. Um exemplo de Conselheiro! Parabéns e Obrigado!

Preciso agradecer e parabenizar a nossa Secretária Executiva Mônica Schiaschio, que com sua tranquilidade, maturidade e determinação, agiu, movimentou e foi decisiva na realização dessa iniciativa.

Um forte abraço!
Sucesso sempre,
Aristides Faria, Diretor de Comunicação da ABBTUR São Paulo

..:: Serviço ::..

Website do Podcast Abbtur São Paulo ::: aqui!

Website de Filiações ::: aqui!

Blog da associação ::: aqui!

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Planeta Voluntários celebrando o Dia da Árvore

'Quando a última árvore...
...tiver caído,
quando o último rio tiver secado,
quando o último peixe for pescado,
vocês vão entender que dinheiro não se come
'.
Martin Luther king





A Natureza aclama sua ajuda.

Por: Marcio Demari - Planeta Voluntários

Neste último século, o meio ambiente vêm sofrendo uma grande e acelerada transformação. E muitas destas alterações na natureza são praticamente irreversíveis a curto ou médio prazo. Se continuarmos com o mesmo ritmo de desenvolvimento, sem procurarmos estabelecer limites ao manejo e preservação dos recursos ambientais, a qualidade de vida no planeta diminuirá drasticamente.

..:: Alguns dados alarmantes sobre o meio ambiente ::..

..:: Entre dois e sete milhões de pessoas sofrerão anualmente com inundações, principalmente nas áreas costeiras onde a pressão demográfica aumenta e nos grandes deltas da África ocidental, da Ásia e do Mississippi. As populações pobres, incluindo as dos países desenvolvidos, serão as mais vulneráveis à mudança climática;

..:: Antes do ano 2080, estimam os especialistas no documento de 1400 páginas, até 3,2 mil milhões de pessoas estarão expostos a uma severa escassez de água e 600 milhões à fome por causa das secas e da degradação e salinização do solo;

..:: Os cientistas advertiram que o aquecimento afectará todas as formas de vida na Terra. "Entre 20 e 30 por cento das espécies vegetais e animais terão um risco crescente de extinção se o aumento da temperatura mundial se situar entre 1,5 e 2,5 graus centígrados por comparação a 1990", advertiu o IPCC;

..:: A incidência de furacões nível 5 está aumentando consideravelmente. Em 2005, somente em torno do Oceano Atlântico, foram registrados 15 do tipo;

..:: Nas últimas décadas, a média da temperatura mundial foi elevada em 0,7°C. No sul do Brasil, o aumento foi de 1,4°C;

..:: Em 2005, aconteceram 360 desastres naturais, um aumento de 18% em relação a 2004; Em 25 anos, 620 mil mortes foram registradas em virtudes de desastres naturais; Desmatamentos e queimadas lançam, anualmente, mais de 200 milhões de toneladas de carbono na atmosfera;

..:: Entre 2002 e 2005, a Amazônia perdeu 70.000km² de seu território em virtude de desmatamentos e queimadas indiscriminadas;

..:: Até o final do século, prevê-se um aumento de até 7°C na temperatura da região semi-árida do nordeste brasileiro;

..:: Atualmente, cerca de 1,2 bilhões de pessoas se encontram no estado de alta pobreza devido às condições climáticas de suas regiões;

..:: Nos próximos 50 anos, o nível do mar deve subir entre 30 e 80cm, devido ao derretimento das calotas polares;

..:: O aumento de temperatura registrados nos últimos 50 anos foi de 3°C;

..:: O Brasil é quarto maior poluidor do planeta;

..:: Nos últimos 12 anos, na Antártica já foram perdidos 14km² de gelo;

..:: O prejuízo estimado com os desastres ambientais dos últimos 10 anos é de 570 bilhões de dólares;

.:: Denuncie ::..

Denúncias relacionadas a agressões ambientais podem ser tratadas diretamente com o IBAMA, através da Linha Verde. A Linha Verde é um canal do Ministério do Meio Ambiente que, por meio da Ouvidoria do IBAMA, acolhe denúncias, sugestões e reclamações ligadas a temas ambientais.

Sua denúncia pode ser feita gratuitamente pelo telefone 0800-61-8080 ou pelo e-mail linhaverde.sede@ibama.gov.br

É necessário informar os dados mais precisos, para que a apuração da denúncia seja acelerada.

..:: Seja voluntário da natureza ::..

Faça desse dia 21, um dia Especial para você, PLANTE UMA ARVORE.

..:: Salvar a natureza é salvar a própria vida ::..

Planeta Voluntários ::: Porque ajudar faz bem ::: A maior Rede Social de Voluntários e ONGs do Brasil!

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

UEMS promove o II Encontro de Turismo em Ambientes Naturais


UAM promove a III Semana de Turismo e Hospitalidade

Temos o imenso prazer em lhe convidar para participar da abertura da III Semana de Turismo e Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi, que acontecerá no próximo dia 21 de setembro, às 08h30min, no campus Centro – localizado a Rua Dr. Almeida Lima, 1.134, próximo ao Memorial do Imigrante, no bairro do Brás.

O Sr. Mário Augusto Lopes Moysés, Secretário Executivo do Ministério do Turismo, será o ilustre conferencista desta sessão, que abordará o tema: Realidade e Perspectivas do Brasil no Cenário Turístico Mundial: A importância da Qualificação Profissional.

..:: RSVP: Tel (11) 2790-4593 ::..

Estacionamento Terceirizado (ROD) próximo ao local – Rua Frei Gaspar.

Contamos com sua prestigiosa presença.

Cordialmente,
Andréa Nakane
Profa. Ms.Coordenadora do Curso de Turismo
Tourism Coordinator
Universidade Anhembi Morumbi
Laureate International Universities

sábado, 12 de setembro de 2009

Turismo Rural ganha força com a criação da Rede Nacional

"Um café fresquinho, direto do bule. Para acompanhar, alguns pães de queijo e um saboroso bolo de milho. Em seguida, um passeio de charrete e talvez uma pescaria no fim da tarde. Tudo isso dá apenas uma idéia do que é o Turismo Rural. O segmento surgiu como atividade turística há cerca de trinta anos e agora é alvo de estruturação.

Em breve, o Turismo Rural ganhará uma rede nacional, que reunirá representantes de todo o segmento, como agricultores, operadoras de viagem e representantes de hotéis-fazenda. A formação da rede foi apontada por estudos da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pelos próprios integrantes como a maior necessidade atual do setor.

A Rede Nacional do Turismo Rural está sendo elaborada pelo Ministério do Turismo (MTur) em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Uma equipe de técnicos dos dois ministérios foi formada para criar e monitorar a rede. O grupo será responsável por criar ferramentas que viabilizem a sua manutenção."

Artigo completo: MAXPRESS Net

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Academia do Conhecimento / Região da Costa da Mata Atlântica


A [RH em Hospitalidade], empresa de organização de treinamentos empresariais na área de Turismo & Hotelaria, lança a Academia do Conhecimento, que vem, em sua primeira edição, para estimular a troca de conhecimento científico sobre a Região da Costa da Mata Atlântica, também conhecida como Baixada Santista.

Se você publicou, entre 2000 e 2009, algum estudo dentro das áreas do conhecimento a seguir, tendo uma empresa ou município desta região como tema central, envie-nos o resumo do trabalho e participe de um evento virtual pioneiro que visa a aproximação entre a academia e o mercado de trabalho.

..:: DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA ::..

Os resumos recebidos serão compartilhados, junto ao nome e e-mail para contato do(s) autor(es), por meio do blog [RH em Hospitalidade]. Os resultados serão tabulados e apresentados em evento comemorativo a ser realizado no dia 01 de dezembro.

..:: PÚBLICO-ALVO ::..

Estudantes, acadêmicos, executivos, empreendedores e o poder público.

..:: JUSTIFICATIVA ::..

Verifica-se a existência de uma consistente produção científica acerca de empresas e municípios da Região da Costa da Mata Atlântica, contudo, não há dispersão desta informação bem como de seus autores, o que parece distanciar a produção acadêmica de sua utilização no mercado de trabalho.

..:: OBJETIVO ::..

Consolidar a rede de relacionamentos profissionais nas áreas de turismo, hotelaria, gastronomia e comunicação por meio da troca de conhecimento científico.

..:: OBJETIVOS ESPECÍFICOS ::..
• Subsidiar a divulgação da produção científica relativa a temas regionais pertinentes às áreas do conhecimento destacadas;
• Fomentar a ampliação da rede de contatos, ligando, em torno do tema central da proposta, o Poder Público, a iniciativa privada e a academia e;
• Dimensionar a produção científica acontecida entre os anos de 2000 e 2009 na região metropolitana da baixada santista.
..:: COMO PARTICIPAR ::..

Para participar da Academia do Conhecimento / Costa da Mata Atlântica, envie o resumo de seu paper, relato de experiência, estudo de caso, monografia, dissertação ou tese que contemple em seu tema uma empresa ou município da Costa da Mata Atlântica.
1. Acesse o site http://www.rhemhospitalidade.com/academiadoconhecimento.html, leia os termos e condições e assegure-se de estar de acordo com eles;
2. Preencha a preencha o formulário de submissão com seus dados acadêmicos e aguarde o e-mail de confirmação de recebimento, que já conterá o link direto para sua publicação.
..:: IMPORTANTE ::..
Os trabalhos devem ter sido publicados entre os anos de 2000 e 2009. O resumo de seu estudo deve conter até 350 palavras. Você deverá “colar” as informações no campo correspondente do formulário. Não há limite de trabalhos por participante.
..:: AGENDE-SE ::..
• 07/09, Dia da Independência: abertura das submissões no site;
• 27/09, Dia Mundial do Turismo: lançamento oficial do projeto;
• 15/10, Dia do Professor: encerramento do período de submissões;
• 29/10, Dia Nacional do Livro: data limita para publicação dos resumos;
• 19/11, Dia da Bandeira: chamada para evento comemorativo;
• 01/12, Dia Internacional de Luta contra a AIDS: Evento comemorativo e apresentação dos resultados do projeto.
..:: ÁREAS DO CONHECIMENTO (CONFORME CNPq) ::..
• Turismo (6.13.00.00-4) e Administração (6.02.00.00-6): assuntos como hotelaria, humanização da hotelaria hospitalar, gastronomia, gestão de negócios turísticos, gestão de destinos turísticos, direito e hospitalidade;
• Administração de Recursos Humanos (6.02.01.05-3): por exemplo, gestão estratégica de pessoas, capital intelectual, qualidade de vida no trabalho, remuneração & benefícios e treinamento & desenvolvimento
• Comunicação (6.09.00.00-8): textos relacionados a marketing turístico e hoteleiro, marketing de destinos turísticos, comunicação organizacional, comunicação interpessoal, endomarketing e estudos de caso em comunicação.


..:: APOIADORES ::..

Associação Brasileira de Bacharéis em Turismo do Estado de São Paulo (ABBTUR SP)
Staff Work, agência de recrutamento para trabalho em cruzeiros
Norma Certa – Consultoria acadêmica
Microlins Unidade São Vicente
Caiçara Expedições
Revista Ao Vivo
Projeto Apoema - Educação Ambiental

..:: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO ::..

DeDuoComunicação aproximativa

Importação de Lixo S/A

Por: Guevara Biella*

Recentemente o Supremo Tribunal Federal proferiu uma decisão importante no sentido de proibição de importação de pneus usados, depois de vasta batalha judicial. Tal decisão é proveniente de uma Argüição de Descumprimento de Preceito Fundamental ajuizada pelo Presidente da República por intermédio da Advocacia Geral da União.

A maioria dos Ministros, com exceção de Marco Aurélio, decidiu pela proibição da importação com fundamento no artigo 225 de nossa Carta Magna, principal artigo de proteção ambiental que garante um meio ambiente ecologicamente equilibrado e essencial a sadia qualidade de vida. Assim, evitou-se que o Brasil realmente virasse a lata de lixo de países desenvolvidos atualmente encontram forte problema da disposição do lixo produzido em decorrência do forte aquecimento do consumismo.

Não há como concordar com o Ministro Marco Aurélio em que fundamenta seu voto no princípio da legalidade e sustenta que o preço dos pneus remoldados são mais acessíveis aos menos afortunados, pois não há lei que proíba tal importação. Empresas como a BS Colway Pneus, Pneuback, entre outras, que defenderam esse tipo de importação, não parecem possuir a preocupação na democratização do acesso aos pneus.

No Brasil desde 1991, consolidou-se vasta legislação no sentido de proibição da importação de pneus usados, como Portarias, Resoluções do CONAMA e assinatura de tratados como o da Basiléia e até penalidade administrativa inserida no Decreto 3.919/1999 . Até que em 2002, em decorrência de um laudo arbitral expedido pelo Tribunal Arbitral Ad Hoc do Mercosul, reconheceu-se aos países integrantes do bloco, de exportar para o Brasil pneus remoldados, assim nosso país viu-se obrigado a editar a Portaria SECEX nº 02, que autorizava tal importação. Como conseqüência houve modificação da legislação até então vigente.

Neste novo século, em que o mundo se tornou plano em decorrência da forte globalização, não há mais como aceitar tais “malandragens internacionais”, em que certos grupos econômicos minoritários, pensam em garantir somente sua própria subsistência e auto preservação sem preocupação da comunidade que os cerca e o Brasil atualmente é um país mais sério e com uma organização institucional forte e preparada, sendo uma verdadeira afronta tal comportamento das nações super desenvolvidas. Os índios não trocam mais ouro por espelho.

* O autor é advogado e consultor da Miguel & Biella Consultoria Empresarial e Ambiental , especialista em direito constitucional pela PUC/SP e especialista em direito público pela UNP.