..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Cubatão olhando para o futuro

"Um marco importante na história de Cubatão e da Baixada Santista é a Via Anchieta, orgulho da engenharia brasileira, inaugurada em 22 de abril de 1947. Muitos dos trabalhadores que participaram da construção da estrada se assentaram nas encostas da Serra do Mar, numa época em que a consciência de proteção ambiental não fazia parte do rol das nossas preocupações.

Essas ocupações deram origem aos 'bairros-cota', nome que deriva da altura da montanha em relação ao nível do mar. Além das cotas 95, 100, 200 (a mais povoada), 400 e 500, outros trechos do sopé da Serra também originaram núcleos de habitações precários e carentes de infraestrutura adequada. São eles: Água Fria, Pinhal do Miranda, Pilões e Sítio dos Queirozes.

O risco à vida, causado pela ocupação irregular de locais suscetíveis a graves acidentes, levou o Governador José Serra a lançar o Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar. Pela primeira vez esse problema é enfrentado com ousadia e determinação. O programa prevê a transferência de 5.350 famílias que estão em áreas de riscos geológicos ou que pertencem ao Parque Estadual da Serra do Mar. Outras 2.410 famílias, que moram em locais consolidados como bairros, que não apresentam riscos, terão suas áreas urbanizadas com infraestrutura e serviços públicos."

..:: Matéria completa: Agência Metropolitana da Baixada Santista - AGEM

Nenhum comentário: